Avançar para o conteúdo

Lançamento TLT Março 2024

A competição “TRAIL LINHAS DE TORRES” foi apresentada nas instalações do Museu Militar em Lisboa, nas Caves Manuelinas e contou com a presença de várias Entidades, Comissão Organizadora bem como dois dos elementos vencedores da última competição realizada este ano.

@A.C.Lopes

Diretor de História e Cultura Militar – Major General António Cavaleiro deu as boas-vindas aos presentes e apresentou um pouco da história deste Museu que conta a longa presença dos portugueses a nível nacional e internacional no desenvolvimento mundial.

Considerado o Fundador deste projeto que envolve História de Portugal e Turismo Militar, o Eng. Teixeira Duarte apresentou os vários desafios a que se propôs, as dificuldades superadas na montagem de todo o percurso e o êxito desta iniciativa que junta na área da Grande Lisboa os melhores Atletas/Militares da Europa. Salientou o facto desta competição estar aberta á Sociedade Civil.

Presente esteve também a Vice-Presidente da “Rota das Linhas de Torres” e da Câmara Municipal de Torres Vedras – Ana Umbelino – que salientou a importância do conhecimento histórico pelas novas gerações do “Cerco a Lisboa”. Afirmou ainda que atualmente a comunidade escolar e associações várias fazem muitas ações neste campo. O facto de haver uma verdadeira chamada de atenção com uma competição que envolve militares nacionais e internacionais mostra a importância que estas batalhas tiveram na Europa e claro em Portugal.

Na edição deste ano subiu ao pódio a Guarda da GNR Vera Bernardo, uma apaixonada por este tipo de desporto que de acordo com as suas palavras envolve muitos sacrifícios pessoais, uma excelente preparação física e uma grande capacidade de ultrapassar todos os desafios que vão surgindo ao longo da prova.

Tenente do Exército Filipe Miguel Silva foi o vencedor da última edição, de acordo com as suas palavras – uma prova difícil muito exigente, que implica grande concentração em todos os momentos mas que permite também estar consigo próprio e analisar em termos interiores os momentos mais difíceis e mais felizes da vida.

”Trail Linhas de Torres” tem uma componente solidária e por isso um dos Parceiros é a Associação dos Deficientes das Forças Armadas – ADFA. Patuleia Mendes da Direção da ADFA agradeceu esta ligação e todo o apoio que tem sido dado ao longo destes anos.

Diretor Geral dos Recursos da Defesa Nacional – Dr. Vasco Hilário salientou a importância para Portugal e para as Forças Armadas Nacionais receber esta competição e os seus participantes que desta forma mantêm viva um feito histórico de tanta relevância. Chamou ainda a atenção que nesta edição haverá um trabalho que está a ser desenvolvido com os mais jovens nas escolas – Desporto Escolar e com as várias Associações locais. O Trail Linhas de Torres que tem início junto ao Palácio Nacional de Mafra com uma Caminhada Solidária termina em grande festa em Torres Vedras com exposições, música e uma pequena competição pela cidade – 2k Trail Escolar.

@A.C.Lopes

TRAIL LINHAS DE TORRES

O “TRAIL LINHAS DE TORRES” é um conjunto de várias provas de corrida maioritariamente de trail e com alguns percursos em estrada, para homenagear todos aqueles que construíram e defenderam o sistema defensivo, património turístico-militar de Portugal, conhecido como Linhas de Torres, inserido nos concelhos deArruda dos VinhosLouresMafraSobral de Monte AgraçoTorres Vedras e Vila Franca de Xira.

Salienta a importância das Linhas de Torres no seu contexto militar, enaltecendo o feito único para a época, assim como, a agora utilização dessas mesmas infraestruturas militares para a realização de uma competição desportiva enquadrada por um cariz solidário em beneficio da ADFA (Associação dos Deficientes das Forças Armadas).

Enobrece a região, os locais, as edificações militares e os percursos que simbolizam nos dias de hoje as rotas históricas das Linhas de Torres Vedras, com uma dupla valência, o Desporto e o Turismo.

Este evento promovido na sequência do memorando de entendimento entre a Comissão de Educação Física e Desporto Militar (CEFDM) da Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional (DGRDN), o Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA), a Associação de Deficientes das Forças Armadas (ADFA), a Rota Histórica das Linhas de Torres (RHLT) e a Xistarca, realiza-se no dia 23 de Março de 2024 e compreende as seguintes provas, que são abertas à participação da população em geral (www.linhastorrrestrail.pt):

» 2K TRAIL ESCOLAR (Parque Verde da Várzea, Torres Vedras);

» 6K CAMINHADA SOLIDÁRIA (Tapada Militar de Mafra);

» 10K TRAIL (Torres Vedras);

» 42K TRAIL MARATONA (Convento de Mafra – Ermida N.S. do Socorro – Expotorres);

No âmbito do Desporto Militar são organizadas 2 competições de trail:

» CAMPEONATO NACIONAL MILITAR DE TRAIL;

» CISM WORLD MILITARY TRAIL CHAMPIONSHIP.

  • Competição desportiva que integra as equipas da Marinha, do Exército, da Força Aérea, da Guarda Nacional Republican     a e da Policia de Segurança Pública, concorrendo para o desenvolvimento e promoção de um quadro competitivo do desporto militar;
  • Participam nos 42Km TRAIL MARATONA com o máximo de 3 atletas masculinos e 3 femininos em cada um dos seguintes escalões: Seniores (20 a 34 anos), Veteranos I (35 a 39 anos), Veteranos II (40 aos 44 anos), Veteranos III (45 a 49 anos), e, nos Veteranos IV (50 ou mais anos).